- Manifesto -

Olá, amigo!

A comunidade mágica brasileira lhe dá, neste manifesto, as magicordiais saudações, e o convida para a leitura deste texto, que será de fundamental importância para seu futuro como mágico eventual, amador ou profissional.

A mágica é a transformação do impossível em realidade, a arte da ilusão que encanta os olhos de crianças e adultos. Dá arrepios de medo, espanto, suspense, para, no final, ganhar o sorriso desconcertante de quem viu e não acreditava que aquilo fosse possível. Mas é possível, graças a séculos de muita elaboração de rotinas, confecção de aparelhos, criação de objetos "invisíveis", adaptações ao cotidiano, entre outras, tudo isto interligado na maior das necessidades para que a mágica continue existindo até hoje: a manutenção do segredo.

O encanto da mágica está no seu segredo. Segredo, que tem sido passado cuidadosamente através dos séculos, de instrutor para aprendiz, de mágico para mágico. A fórmula perfeita para que a mágica seja eterna nos olhos e no coração da platéia.

Na segunda metade do século XX, algo mudou. Alguns segredos passaram a ser vendidos em lojas especializadas. Com o passar do tempo, cada vez mais segredos eram vendidos, e cada vez menor era o preço e a especialização das lojas. Nasceu aí o filho bastardo da mágica e dos mágicos, batizado de Exposure, que é a livre exposição de segredos, para melhor entendimento.

Alimentado com o aumento da venda de segredos em lojas espalhadas pelo mundo, e principalmente a partir da década de 90, com o advento da Internet, Exposure ganhou uma força jamais imaginada.

Na internet, o sucesso é gratuito, e muitas vezes, é a cópia de outro sucesso. Exposure mora neste sucesso, nos sites que o propagam, mas por serem cópias de outros e outros, sem nenhuma criação própria, estes sites limitaram seu próprio crescimento. A cada dia, surgem outros tantos sites, cópias destes já existentes. Exposure cresce muito para os lados, e muito pouco para frente. A mágica cresce para frente, com cada vez mágicos e novas rotinas. Não raramente, uma destas rotinas cai na internet, e é logo devorada pelas centenas páginas que alimentam o Exposure. Uma conclusão se torna óbvia: toda mágica vinda do Exposure é uma mágica conhecida por milhares, que pode ser conhecida por um dos que estão vendo sua apresentação. O Exposure não engrandece em nada a mágica, pelo contrário, cria a decepção de quem tem seu segredo revelado em público, diante de todos. Desvaloriza a mágica, pois ninguém dá valor ao que vem com facilidade, ainda mais quando são textos mostrando a simplicidade do segredo do que antes se imaginava tão complexo, próximo do impossível.

Amigo mágico, se procura por mágica para divertir a si e os próximos, não procure pelo Exposure, pois ele um dia vai te decepcionar. Colocará frente a frente com você, outro que aprendeu as mesmas mágicas, e que mostrará para todos que também sabe o segredo.

A saída para isso é simples, acredite. Aprenda mágica da forma correta, com outros mágicos, fazendo cursos, ou adquirindo produtos em lojas especializadas, pois desta forma, você poderá apresentar mágicas sem a etiqueta estampada do Exposure te ameaçando.

Esperamos, com este texto, lhe fornecer o caminho mais curto na sua viagem rumo ao sucesso que você sonha para suas apresentações. Acredite em si próprio, procure pelo melhor, e assim você poderá dar o melhor de si à sua platéia.

A comunidade mágica brasileira torce pelo seu sucesso, pois dele dependemos todos nós, para que nossa arte possa ser cada vez mais forte e bonita.

Abraços.